quinta-feira, 22 de abril de 2010

PALEOLITICO E NEOLITICO


***NEOLITICO***

O Neolítico (Idade da Pedra Nova ou Idade da Pedra Polida) é o último período da Idade da Pedra e caracteriza-se por uma profunda mudança. Começaram a formar-se as primeiras comunidades neolíticas, que trocaram o estilo de vida nómada pelo sedentarismo. O Neolítico é a etapa que se segue ao Mesolítico (onde este último existiu).

A agricultura e a domesticação dos animais proporcionaram as principais condições para esta alteração, que fomentou ainda a produção de instrumentos mais sofisticados em pedra: machados para derrubar árvores das florestas, enxós para trabalhar os campos, mós para triturar os cereais recolhidos, pontas de seta para derrubar com flechas certeiras caça grande e pequena.

Dá-se o  desenvolvimento da tecelagem e o aparecimento da cerâmica e da olaria. E ainda construiu as primeiras moradias, constituindo-se os primeiros arquitetos do mundo.
O principal foco de difusão do Neolítico foi o Médio Oriente, nomeadamente as regiões da Palestina, Síria e norte da Mesopotâmia, onde se iniciou o cultivo de cereais e a domesticação de cabras, ovelhas, bovinos e suínos.
Em 4.000 a.C., a Revolução Neolítica chegou à Península Ibérica e grande parte da Europa.


***PALEOLITICO***
O Paleolítico (pedra antiga), também conhecido como Idade da Pedra Lascada, refere-se ao período pré-histórico que vai de cerca de 2,5 milhões a.C., quando os ancestrais do homem começaram a produzir os primeiros artefatos em pedra lascada, até cerca de 10000 a.C.
Neste período os homens eram essencialmente nômades caçadores-coletores, tendo que se deslocar constantemente em busca de alimentos. Desenvolveram os primeiros instrumentos de caça feitos em madeira, osso ou pedra lascada, e dominaram o uso do fogo.
Este longo período histórico subdivide-se em Paleolítico Inferior (até há 300 mil anos) e Paleolítico Superior (até 10 mil a.C.). Há certa discordância entre estudiosos quanto a essa divisão, sendo que alguns intercalam um Paleolítico Médio entre o inferior e o superior. O Paleolítico coincide com o final da época geológica Pleistocena do período geológico Neogeno.
O termo Paleolítico foi empregado pela primeira vez pelo historiador John Lubbock. Foi precedido pelo período pré-histórico que alguns historiadores chamam de Eolítico, e sucedido pelo Neolítico. Na Europa e em outros locais onde ocorreram glaciações, intercala-se o período chamado Mesolítico entre o Paleolítico e o Neolítico.

Um comentário: